INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS
O abastecimento de água é feito através de tubulações, geralmente enterradas ou embutidas nas paredes, alimentadas a partir de uma concessionária, que fornece o produto já tratado. Após passar pelo cavalete e hidrometro, é alimentada a(s) caixa(s) d água, que posteriormente abastece os pontos de consumo através de tubulações (pvc, cobre, ferro, etc)A distribuição de água para as peças passa basicamente nas paredes e possuem registros que comandam o fluxo Para evitar a falta de água, alguns pontos devem ser observados:
a) verificar se há vazamentos, goteiras, manchas de umidade nas paredes e pisos, que podem indicar problemas nas tubulações.
b) manter a torneira da bóia limpa. Retirar o acumulo de detritos na entrada da mesma;
c) manter o hidrômetro em perfeito estado. Quando houver suspeitas de impurezas no hidrômetro, chame a concessionária responsável para limpá-lo
d) veificar se as torneiras, vasos sanitários, registros, etc., estão em boas condições, sem vazamentos ou desregulados.
ÁGUAS PLUVIAIS
As águas pluviais são captadas pelas calhas e valas existentes nas lajes de coberturas, ralos de terraços, sacadas e áreas externas, são levadas por tubulações, que seguem rede de água pluvial. Os ralos externos e as caixas de inspeção de drenagem também devem ser limpas periodicamente. É importante, semanalmente ou prenúncio de chuvas, fazer uma inspeção na cobertura, verificar a limpeza dos ralos e calhas.
Orientar as pessoas para quando fizerem a limpeza não jogarem lixo ou detritos nos ralos, que poderão causar entupimentos das tubulações.
ESGOTOS
Estas redes encontram-se em sua maior parte, aparentes sobre o forro falso dos banheiros e lavabo. Alguns cuidados devem ser tomados para evitar danos que poderão resultar em transtornos:
LOUÇAS SANITÁRIAS
O vaso sanitário requer cuidado, pois o entupimento do mesmo acarretará problemas. Por isso, evite jogar quaisquer objetos, tais como: papel, absorventes, algodão, cabelo, etc. Cuidado para que, sachês perfumados para vasos sanitários, não venham a cair.
RALOS
Verifique os ralos, providenciando a sua limpeza, com a retirada de todo e qualquer material que cause entupimento e odor (palitos, cabelos, panos, etc.). Convém lembrar que por falta de limpeza ou evaporação de água no ralo, poderá provocar mau cheiro. Conserve-os sempre com água. Usar sempre detergente neutro. Nunca use espátula ou qualquer material contundente (como barra de ferro, de vassoura, etc) pois poderá danificar o ralo.
SIFÕES
Se o material é PVC, basta apertar o sifão para desentupir pequenos resíduos. Recomenda-se todas as noites, ligar a torneira de água quente durante alguns minutos, para ajudar a remover a pasta que se forma no contorno do sifão, produzido pelos saponáceos e cabelos. É necessário, periodicamente, remover o sifão para limpeza geral e desobstrução de detritos acumulados. Se o material é metálico, desrosquear o copo e fazer a limpeza periodicamente, seguindo o mesmo procedimento acima.
METAIS
Usar sempre detergentes neutro e um pano para a limpeza. Não usar produtos abrasivos, pois podem danificar o acabamento.
CUBAS
Evite grande quantidade de louças ou outros objetos dentro das cubas de sua pia, pois podem provocar descolamento ou desprendimento da banca por excesso de peso. O mesmo cuidado deve ser observado, caso seja instalado triturador. Na instalação do triturador, é necessário a utilização de uma base, de forma que este aparelho não fique suspenso na cuba da pia.
TORNEIRAS
Quando a torneira apresentar pouca fluidez de água, desrosquear a peneirinha da torneira que retém detritos e que podem dificultar a passagem de água. Limpar bem e rosquear novamente. Verificar, também, se o registro de gaveta está bem aberto. Obs.: Quando realizar a abertura e o fechamento de registros, seja de torneiras ou registros de gaveta, fazê-lo com maior cuidado possível sem apertá-los demasiadamente, pois poderá danificá-los.
CHUVEIROS
Verifique se a instalação eletrica está correta, aterrada e protegida, se a grelha não apresenta sujeira, e, a potência (temperatura) está adequada à época do ano.
PISCINAS
Remova os cabelos e outros resíduos das grades dos dispositivos de sucção para que não sejam obstruídos, não utilizar produtos abrasivos, esponja de aço, pano com resíduos. Isso pode danificar o revestimento. Para uma limpeza rápida, passe um pano úmido com álcool em toda a piscina.
CAIXAS D´ÁGUA
A limpeza da caixa d’água devem ser feitas semestralmente, preferêncialmente por firmas especializadas, inclusive protegida contra ratos, se for o caso. Deve ser mantida com tampa, e protegida do acesso de crianças e animais
INSTALAÇÕES DE GÁS
Se houver problemas, deve ser feita a manutenção e/ou reparo com a empresa especializada , responsável pela instalação da mesma e credenciada pela fornecedora de gás.
PINTURA
Periodicamente deve ser feito revisão da pintura, principalmente das peças metálicas (no máximo de 6 em 6 meses). Recomenda-se a utilização de tintas com anti-mofo, e a remoção de toda sujeira, umidade, bolor e materiais soltos, antes de qualquer reparo.
INSTALAÇÕES ELETRICAS
Os quadros de distribuição geral, com disjuntores termomagnéticos para proteção dos circuitos e interruptor diferencial para proteção geral sai a distribuição para os demais disjuntores do quadro são recomendados, que devem estar localizados em local de facil acesso e bem sinalizados. Quando faltar energia elétricaou luz, verifique primeiramente se a lâmpada não está queimada ou mal atarraxada. Em seguida, dirija-se ao quadro de distribuição e, verifique se algum dos disjuntores está desligado. Se estiver, ligue o disjuntor e verifique outra vez a lâmpada. Caso o disjuntor volte a desligar, procure um profissional capacitado, pois existe algum curto circuito na instalação. Na falta de energia em seus aparelhos elétricos, verifique se o problema é do aparelho e posteriormente, siga a orientação anterior. Se o defeito persistir, lchame um técnicol. A instalação de globos, luminárias, arandelas, venitladores de teto, cheveiros, motores, etc., deverá ser executada por profissionais habilitados. Não faça alterações na instalação elétrica sem prévia consulta um profissional capacitado.
ESQUADRIAS DE ALUMINIO
Para retirar poeira, use apenas flanela ou pano seco. Para limpar a sujeira, passe um pano com água e sabão, secando em seguida. Para remover tinta, graxa, massa de vedação, passe um pano com solvente tipo varsol. Para limpeza, nunca use qualquer tipo de palha de aço. Recomenda-se periodicamente a aplicação de uma cera líquida ou removedor a base de cera. Não retirar, quando da limpeza, os mastiques de vedação externa, aparentes, pois pode haver infiltração de umidade.
ESQUADRIAS DE MADEIRA
Para dar melhor proteção e brilho, recomenda-se fazer enceramento periódico, sendo que os vidros jateados das portas, podem ser limpos com pano umedecido em água. O fechamento brusco, com impacto, das portas pode ocasionar rachaduras na parede ao contorno destas portas.
GESSO
Os forros de gesso receberam uma camada de antimofante junto com a pintura. Nos banheiros, devido ao vapor d’água, é necessário fazer a circulação de ar, através da abertura das janelas, após o uso do chuveiro. Isto evitará que o vapor condense no forro - impedindo a formação de mofo.
PAREDES
Para evitar o aparecimento de mofo, recomenda-se: Caso surjam mofos, as áreas afetadas podem ser limpas com escova, aplicando a solução: (80 g de fosfato trissódico, 30 g de detergente neutro, 90 ml de hipocloreto de sódio e 2.700 ml de água) A superfície deve ser enxaguada com água limpa, e seca com pano úmido. Deve-se evitar contato com a pele, olhos e inclusive com componentes metálicos, existentes nas águas tratadas. Para remover as manchas de paredes, pintadas a base de látex, usar pasta auto-plex. Limpar a seco. Não limpe pisos e paredes revestidas de material cerâmico com vassouras de piaçava ou escova, porque estas removem o rejunte, provocando infiltrações em outros cômodos ou em outro apartamento. Para limpeza de pisos cerâmicos e azulejos, usar produtos a base de amoníaco, misturado com água, de acordo com as instruções na embalagem do produto. Após a secagem do piso, passar um pano umedecido com álcool para dar brilho. Para limpeza de juntas encardidas, usar detergente neutro, misturado com água e 10% de água sanitária. Para limpeza de pisos, paredes e tampos em granito ou mármore deve-se usar sabão neutro. Após secar, passar um pano macio embebido em álcool, polindo em seguida para dar brilho. Para remoção de manchas em tapetes e carpetes procure o revendedor autorizado.
REVESTIMENTOS EM PEDRA
Deve-se tomar precauções quanto a manutenção e uso destes, prevenindo possíveis contados com produtos químicos, como solventes, ácidos, tintas e canetas tipo pincel atômico ou hidrocor, pois estes produtos penetram nos poros das pedras ocasionando manchas irreversíveis. Deve-se evitar impactos diretos sobre estas pedras de revestimento, afim de evitar quebras. Não usar produtos abrasivos para limpeza, como sapólio ou esponja de aço, pois estes produtos comprometem o acabamento / polimento das pedras.
ATENÇÃO!!!
Evite perfurações de canos/ tubulações, observe as posições das tubulações de água quente e fria, gás, eletrodutos, etc., Consulte sempre que houver necessidade de perfurar as paredes e/ ou quaisquer alterações hidráulicas, um profissional capacitado, ou, quando disponível os projetos da construção. Note porém, que as medidas constantes nos desenhos são aproximadas, e indicam o eixo das tubulações. Use sempre uma margem de segurança de dez centímetros além do diâmetro das das tubulações. Quando da instalações de armários, verificar se as fixações foram devidamente apertadas, evitando assim futuros transtornos.
Gente o meu pedreiro passou um aperto aqui em casa, escreveu no granito com uma caneta hidrocor e não queria sair de jeito nenhum, mas conseguimos encontrar uma solução. Para tirar a manha é só colocar um pedaço de algodão com bastante agua oxigenada (40vl)e vedar com uma fita, esperar de um dia para o outro que a agua oxigenada puxa a tinta. Estou dividindo esta dica com voces porque na internet não consegui achar solução.
ResponderExcluirMuito boas dicas.
ResponderExcluirEntrei hoje no seu blog e vou lendo aos poucos porque já é muito tarde...
Lá no meu bloguinho tem SORTEIO. Seria uma honra a sua participação.
bjs
Dri
http://coisasqueeuamoetc.blogspot.com
Oi querida, achei o teu blog no blog peripécias da Eva, minha querida chará, entrei por aqui de curiosa, mas amei o enfoque. Utilissimo para nós mulheres, administradoras de nossos lares. Com soluçõs tão práticas para situações justissimas que passamos. Um grande beijo
ResponderExcluirOi Lucimara, quantas dicas maravilhosas, adorei seu blog, já estou seguindo. Ah, e a promoção do Wanart agora é só torcer! bjus e boa sorte.
ResponderExcluirDicas preciosas, parabéns pelo blog.
ResponderExcluirBeijos
Tereza