terça-feira, 16 de outubro de 2012

NÃO ao trabalho infantil!



É da minha, da sua nossa conta erradicar o trabalho infantil!
Pessoas amadas, a postagem de hoje trás um tema muito importante que está sendo abordado no blog da Sam http://www.samshiraishi.com/e-da-nossa-conta-trabalho-infantil-e-adolescente/  e que é um dos cânceres do nosso país: trabalho infantil.
Antigamente era comum que meninas com pouquíssima idade, (pouquíssima mesmo, pois há relatos de meninas com 6 e 7 anos) saíssem das suas casas para ir trabalhar em outras casas como babás ou mesmo empregadas, às vezes as "patroas" adotavam estas crianças. Mas de longe era uma adoção, pois não se tratava de filhos e sim de empregados porém sem pagamento, carinho e com migalhas como recompensa, que neste caso podia ser roupas usadas, teto e alimento. E isto infelizmente era visto como normal pela sociedade. Para muitos pais, infelizmente era uma forma dos filhos não passarem fome.
Em outros casos a mãe trabalhava na casa e a patroa "boazinha", como no caso da Cida - personagem da novela Cheias de charme, deixavam que a criança crescesse na casa, entretanto para isso ela iria ajudar a mãe no que fosse possível. Acontece que esse o que fosse possível não era estender sua própria cama e nem mesmo guardar seus brinquedos, mas sim lavar louças e tudo o mais que sua mãe, a doméstica da casa, tivesse que fazer. Na maioria das vezes para esta mãe era como se fosse uma ajuda muito grande por que assim era a mentalidade das pessoas desta época. A criança "mini doméstica" não brincaria e em alguns casos ficaria privada até mesmo de estudar.
O ECA que desde 1990 tenta mudar este quadro horroroso do nosso país que ainda sofre com reportagens mostrando crianças trabalhando. 
Vale lembrar que é considerado trabalho infantil no Brasil o seguinte:
“trabalho infantil é aquele realizado por crianças menores de catorze anos de idade; de modo regular; por mais de 20 horas semanais; com vinculação formal ou não de trabalho; com definição de remuneração ou não e, principalmente, quando a ocupação não permite a freqüência regular à escola e o desenvolvimento de atividades extra-escolares (lazer, esportes, artes), além da convivência familiar e comunitária palavras do site: http://www.abmp.org.br/textos/115.htm

 Criança tem que brincar, estudar e aprender. Tudo tem seu tempo, assim só os maiores de 14 anos podem trabalhar e na qualidade de aprendiz de acordo com o artigo 428 da CLT.

http://www.promenino.org.br/Ferramentas/DireitosdasCriancaseAdolescentes/tabid/77/ConteudoId/b4e92153-5b2a-4962-a92b-a20bdf8e3817/Default.aspx.

Faça sua parte escreva, divulgue, proteja os direitos dos pequenos!

5 comentários:

  1. Seu post ficou muito bacana!
    Adorei!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal falar sobre essa alarmante mancha que ocorre ou ocorria na nossa sociedade..Ainda existe milhares de crianças nessa situação.

    bjossss

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei como existem pessoas que mesmo estando diante de uma situação dessas, deixa isso acontecer...

    Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Importante esse tema e alertar sobre ele! beijos,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por sua participação e super apoio à campanha "É da nossa conta! Trabalho infantil e adolescente" e por ter colocado esta questão que considero fundamental: relembrar que o trabalho doméstico (aquele que não faz parte da colaboração familiar) é uma forma de exploração de mão de obra infantil.
    Começa realmente com cada um de nós, trazendo o assunto à tona e tirando-o da invisibilidade. A novela teve esta grande missão, eu tb vi e pensava em muitas Cidas que conheci!
    Obrigada por citar o @avidaquer!

    ResponderExcluir